flisol2018

Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre 2018

Dia 28/04/2018, Novo Hamburgo, FEEVALE

Atividades

Hora 202 205
14:00 Quando programar é o jogo O Software Livre nas aulas de Matemática
15:00 Trisquel GNU/Linux: Uma distribuição 100% Livre! Finanças pessoais: organize-se e planeje-se através do LibreOffice Calc
16:00 Festa de Assinatura de Chaves OpenPGP Movimento maker e software livre: O que você mesmo pode fazer se puder usar milhares de ferramentas?

Quando programar é o jogo

  • Resumo: Vou contar sobre meu quase hobby de programar jogos de computador (usando a biblioteca pygame), com o diferencial de que o jogo consiste em programar o próprio jogo, indo além de jogá-lo.
  • Por: Adriano Rafael Gomes
  • Currículo: Bacharel em Ciência da Computação, profissional da área de TI há mais de 20 anos e membro da comunidade de Software Livre desde 2003.

Trisquel GNU/Linux: Uma distribuição 100% Livre!

  • Resumo: Trisquel GNU/Linux é um sistema operacional livre derivado do Ubuntu, mas inclui apenas Software Livre que não compromete as liberdades do usuário. O usuário pode executar, copiar, distribuir, estudar e melhorar este sistema. Estas liberdades apoiam a autonomia dos usuários e promovem a solidariedade social.
  • Por: Clayton Eduardo Dausacker
  • Currículo: - Assistente Social - Usuário GNU - Ativista do Movimento Software Livre - Sócio ASL (Associação Software Livre.Org) - Membro do Grupo de Usuários de Software Livre #ultraGNU - Palestrante na Formação para Professores 2014 (E. E. E. M. Campos Verdes – Alvorada) - Palestrante Software Freedom Day 2014, 2015 e 2016 (Feevale - Novo Hamburgo) - Palestrante Fórum Tchelinux 2014 (FTEC – Caxias do Sul), 2015 (FTEC – Novo Hamburgo) e 2017 (SENAC – Porto Alegre) - Palestrante Painel Software Livre 2015 (ULBRA – Gravataí) - Palestrante FLISOL 2015 e 2016 (Feevale - Novo Hamburgo) - Palestrante FISL16 e FISL17 (PUC - Porto Alegre) - Palestrante VII Festival de Software Livre do Vale do Sinos - 2017 (IENH – Novo Hamburgo)

Festa de Assinatura de Chaves OpenPGP

  • Resumo: Informação importante em http://wiki.softwarelivre-vs.org/FestaDeAssinaturaDeChaves. Em uma festa de assinatura de chaves, as pessoas se reúnem para trocar as informações necessárias para realizar a assinatura mútua de chaves criptográficas. Assim, cada participante terá condições de assinar chaves alheias e de obter assinaturas na sua própria chave. Se você já tiver um par de chaves e quiser participar da festa de assinatura, deverá levar a fingerprint da sua chave impressa em papel para distribuir para os outros participantes.
  • Por: Adriano Rafael Gomes
  • Currículo: Bacharel em Ciência da Computação, profissional da área de TI há mais de 20 anos e membro da comunidade de Software Livre desde 2003.

O Software Livre nas aulas de Matemática

  • Resumo: A utilização de tecnologias nas aulas é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos e estas, estão sendo aplicadas cada vez mais com o intuito de promover aulas mais atrativas. O software livre vem a auxiliar o aluno, como uma forma de melhorar a sua aprendizagem, tornar as aulas mais motivadoras e dinâmicas. Serão apresentados e demonstrados alguns softwares livres na área da Matemática, como o Geogebra e o CmapTools entre outros, bem como atividades de ensino aprendizagem que podem ser aplicadas utilizando-se estes softwares. A atividade é voltada para professores e alunos, bem como ao público interessado em geral.
  • Por: Ester Baumgarten Fucks
  • Currículo: Ester Baumgarten Fucks é professora particular de Matemática, Estatística, Contabilidade e Custos. É formada em Ciências Contábeis (2014) e Administração (2017) pela Universidade Feevale, e em Matemática (2016) pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência em consultoria empresarial e na área da educação, como professora e monitora.

Finanças pessoais: organize-se e planeje-se através do LibreOffice Calc

  • Resumo: O seu dinheiro não sobra no final do mês? Mas afinal, para onde ele vai? Serão dadas dicas para a organização financeira, desde o controle dos gastos mensais até o planejamento futuro (gastos futuros, metas, reserva/poupança). Para isso, será proposta uma planilha do LibreOffice. A atividade é voltada para pessoas (físicas e jurídicas) que buscam se organizar financeiramente, bem como ao público em geral.
  • Por: Ester Baumgarten Fucks
  • Currículo: Ester Baumgarten Fucks é professora particular de Matemática, Estatística, Contabilidade e Custos. É formada em Ciências Contábeis (2014) e Administração (2017) pela Universidade Feevale, e em Matemática (2016) pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência em consultoria empresarial e na área da educação, como professora e monitora.

Movimento maker e software livre: O que você mesmo pode fazer se puder usar milhares de ferramentas?

  • Resumo: A distribuições de sistemas operacionais GNU/Linux oferecem uma infinidade de ferramentas software para que você possa aprender e, fazer você mesmo, alterações, melhorias e novos software. Este conceito se aproxima muito da filosofia do movimento maker. O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Então, nesta palestra, vamos conversar sobre as possibilidades em construir e modificar coisas onde a bancada de trabalho tem milhares de ferramentas.
  • Por: Douglas Kellermann
  • Currículo: Entusiasta do software livre, formado em Ciência da Computação pela Feevale (2002), tem especialização em Gestão de Serviços e TICs aplicadas à Educação. Cursa mestrado em Informática na Educação e especialização Aplicações para Web. Tem 25 anos de experiência na área de TI e no momento atua na área de desenvolvimento abrangendo aplicações desktop e para Internet.